A APPA presta serviços de Consultas de Psicologia Clínica presenciais e online a preços acessíveis.
Consultas clínicas presenciais
“A psicologia clínica é um mundo. Existem várias orientações teóricas, técnicas e práticas diversas, o que se traduz em várias formas de olhar, diferentes perspetivas, lupas até, para perceber e compreender o Ser Humano.” (Dr.ª Soraya Bento Morais)
Em concreto, nas consultas de psicologia clínica presencial, é feito um acompanhamento terapêutico com periodicidade semanal, seguindo as diferentes vertentes da psicologia (cognitivo-comportamental, sistémica, psicanalítica, hipnose, etc.) de forma personalizada e individual. Pretende-se, capacitar o utente de estratégias e recursos para lidar com qualquer uma das tipologias patológicas de ansiedade, com o objetivo de promover a autonomia, permitindo ao paciente pensar/ refletir sobre o problema, reorganizar ideias e pensamentos e ajudá-lo a compreender melhor os seus estados emocionais, de forma a que lhe seja devolvida uma maior autonomia. Na primeira sessão é elaborado um compromisso entre o psicólogo e o paciente que consiste em:
– Respeito mútuo;
– Confidencialidade e privacidade;
– Escuta ativa e empática;
– Esclarecimento e aconselhamento:
O acompanhamento é individual.
Alguns sintomas de ansiedade podem ser confundidos com outros quadros clínicos, por isso a APPA recomenda que em caso de persistência de certos sintomas físicos se deva proceder a exames/consultas médicas, a fim de efetuar um despiste de doenças e/ou outros problemas físicos que mereçam atenção de um profissional de saúde, nomeadamente um/a médico/a.
Consultas clínicas online
“O atendimento online tem vindo a crescer e a ser alvo de estudo pela comunidade científica. Os resultados obtidos foram similares aos encontrados na terapia tradicional. A terapia baseada nos meios de comunicação à distância tem vindo a desenvolver-se e ganhar maior dimensão.” (Barak et al. 2008).
A psicoterapia online é uma prática relativamente recente e faz uso das vantagens das novas tecnologias e da comunicação. Esta mudança de paradigma deve-se à necessidade de se reavaliar o campo de atuação dos psicólogos, frente às exigências do dia-dia. Para além disso, adaptam-se ao utente e podem chegar a um maior nº de pessoas.