Ações de sensibilização/dinâmicas de grupo

A APPA promove a organização de ações de sensibilização/dinâmicas de grupo, como TERTÚLIAS/WORKSHOPS e GRUPOS DE AUTOAJUDA

Tertúlias/workshops

Acreditamos que ainda existe um estigma associado às doenças do foro mental, apesar de toda a informação veiculada na comunicação social e comunidade científica. Para colmatar estes estereótipos sociais promovemos workshops/tertúlias junto da comunidade local, no âmbito da psicologia da ansiedade: desmistificar crenças e saber lidar com o problema.

Também, cabe-nos a nós, enquanto equipa multidisciplinar, informar e esclarecer sobre a doença mental: é relevante, desmistificar atribuições erradas relativamente aos seus sintomas, combatendo o estigma associado. De futuro, pretendemos, promover grupos de autoajuda e apoiar os cuidadores informais e formais que lidam diariamente com este tipo de situações mediante a dinamização de diversas ações de esclarecimento/formativas.

ir para outros serviços

Grupos de autoajuda

Consiste numa resposta social que reúne pequenos grupos de pessoas organizados e integrados, que sofrem da patologia de ansiedade ou que já sentiram alguns sintomas de forma pontual.

Este tipo de abordagem (que em momento algum se afirma como terapia ou como substituto de uma terapia individual), visa encontrar estratégias para lidar com a situação/problema, através da partilha de experiências entre pessoas que partilham as mesmas características, vivências, medos e expetativas face à doença; permitindo ao indivíduo sentir-se compreendido, bem como, reconhecer que não se encontra sozinho. Este meio privilegia ainda catarse emocional e adoção de comportamentos / estratégias que permitem às pessoas fazerem uma melhor gestão do seu estado emocional.

A sessões terão frequência de uma vez por semana, com duração de 1h 30 m.

ir para outros serviços