Quais são os principais factos relacionados com a Ansiedade

Numa infografia publicada pela Ordem dos Psicólogos, intitulada FACT SHEET | ANSIEDADE, é possível visualizar de uma forma simples, quais são os principais factos relacionados com a Ansiedade.

O QUE É?
A ansiedade é uma emoção desagradável, que sentimos quando algo nos assusta ou inquieta. É uma sensação de preocupação, nervosismo ou receio do que poderá acontecer.

IMPORTANTE!
Alguma ansiedade é natural. Demasiada é um problema. Todos sentimos ansiedade e até pode ser útil nalgumas situações, porque nos deixa mais alerta e focados. Mas quando é demasiado intensa, frequente e interfere com o nosso dia-a-dia, é um problema de Saúde Psicológica causador de mal-estar e consequências negativas na nossa vida.

1 EM CADA 6 PORTUGUESES…
tem um problema de ansiedade. A ansiedade afecta crianças, adolescentes, adultos e idosos. Existem diferentes problemas de Saúde Psicológica relacionados com a ansiedade (por exemplo, as fobias e os ataques de pânicos).

Quais são os principais factos relacionados com  a Ansiedade

COMO É SENTIR ANSIEDADE?
• Corpo: sinto o coração a bater muito rápido, falta de ar, tonturas, dor de barriga, tensão muscular, dor de cabeça…
• Pensamentos: preocupo-me constantemente com o futuro, com a possibilidade de falhar ou desiludir os outros; penso sempre o pior; estou
sempre a pensar na mesma coisa e não sou capaz de parar…
• Comportamentos: tenho dificuldade em dormir, em relaxar, em concentrar-me; evito pessoas ou locais ou situações que são difíceis para mim; fico irritável; afasto-me dos outros…

LEMBRE-SE!
Em momentos de crise como o que vivemos é natural sentirmo-nos ansiosos. Sentir ansiedade não é motivo de vergonha ou culpa.
Preencha a Checklist Como me Sinto?

PODEMOS GERIR A ANSIEDADE!
• Fale com alguém em quem confia. Partilhe os seus pensamentos e sentimentos com um familiar ou amigo.
• Foque-se em acções que consegue controlar. Quando sente maior ansiedade, respire fundo, planeie as refeições da semana, organize a sua secretária ou a gaveta das meias.
• Realize actividades físicas e outras que lhe dêem prazer.
• Distraia-se. Experimente desenhar, pintar, cozinhar ou ver uma série. Actividades repetitivas podem ajudar a relaxar e a concentrar-se em algo diferente.
• Escreva. Ponha os seus pensamentos e sentimentos no papel.
• Peça ajuda. Um Psicólogo tem um conjunto de ferramentas e intervenções baseadas na evidência científica e pode ajudar-nos a saber mais sobre a nossa ansiedade, a lidar melhor com ela e a mudar alguns dos nossos pensamentos e comportamentos de ansiedade. Um Psicólogo pode ajudar-nos a sentir melhor, mais relaxados e menos ansiosos, mais capazes de lidar com o que nos acontece e com as pessoas que nos rodeiam.

Para saber saber mais sobre quais são os principais factos relacionados com a Ansiedade
COVID-19: 3 Passos para lidar com a Ansiedade
COVID-19: Viver a Pandemia sem entrar em exageros!
COVID-19: A incerteza faz parte da vida – como lidar com ela?
Escola Saudavelmente: Ansiedade

Encontre uma Saída: #UmPsicólogoPodeAjudar.
Linha de Aconselhamento Psicológico SNS24 (808 24 24 24)

Ou contacte connosco, com a APPA Associação Portuguesa de Perturbações da Ansiedade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *