Atendimento psicosocial (presencial ou online)
O apoio psicossocial é realizado por dois técnicos da área da psicologia e serviço social, e destina-se a toda e qualquer pessoa que se encontra em situação de vulnerabilidade social, familiar e emocional. Pretendem-se avaliar a situação familiar e socioeconómica, com o objetivo de maximizar os recursos internos e externos do utente.
Este contato prévio com os técnicos, pretende também direcioná-lo para uma melhor intervenção clínica, ou seja, é feita uma avaliação do perfil da pessoa tendo em consideração a estratégia/abordagem terapêutica mais adequada ao seu caso.
Este primeiro atendimento de triagem/diagnóstico precede a consulta clínica e consiste num diagnóstico social com o intuito de avaliar a dinâmica familiar, suporte social, contexto socioeconómico, incluídos na anamnese realizada. Também, a partir deste momento o utente é encaminhado para o psicólogo cuja vertente se adequa ao historial, perfil, interesses e disponibilidade do utente. Este primeiro contacto com o utente assume uma vertente basilar uma vez que, a partir de um diagnóstico (questionário breve) dirigido ao utente, resulta um relatório sucinto que será o ponto de partida ou a base de trabalho para uma análise mais exaustiva e pormenorizada do próprio psicólogo clínico que acompanha o paciente.
A marcação das consultas clínicas subsequentes é articulada entre o departamento social e os psicólogos clínicos e o próprio paciente.
Linha de apoio telefónico
A linha telefónica, permite ao técnico fazer a triagem, aconselhar e encaminhar o utente para um profissional de saúde. Pretende-se, incitar as potencialidades emocionais do utente, de modo a capacitá-lo de estratégias necessárias para ultrapassar situações de crise quando está sozinho, em casa ou em ambiente exterior.